Índice
Ao contrário dos cães, os gatos são naturalmente conhecidos por serem distantes e independentes. Por isso, pode ser surpreendente ver o seu gato ou o gato de alguém a segui-lo. Os cães são conhecidos por terem uma associação social muito forte com os humanos e, a longo prazo, tornam-se parte da sua família. Os gatos, por outro lado, preferem ficar sozinhos e recordar o seu mundo.
Quando reparamos que um gato nos segue, começamos a fazer muitas perguntas: será que ele está a tentar mostrar-nos que nos ama ou que está à procura de atenção?
Veja também: O que significa quando o ouvido esquerdo está quente (Significados espirituais & Interpretação)Os gatos também são sociáveis
Os gatos vadios não são totalmente anti-sociais, ao contrário dos gatos selvagens, porque já viveram e se relacionaram com pessoas no passado. Ainda assim, ter um gato a segui-lo até casa pode ser estranho ou assustador. Por isso, não se surpreenda, pois esta é uma ocorrência comum. Um gato perdido pode escolher segui-lo por causa da fome e na esperança de obter uma boa refeição de si.
Pode também ser porque o gato perdeu a sua casa e espera que o receba de braços abertos em sua casa. Um gato vadio precisa desesperadamente de abrigo, por isso, se o seguir para ver onde vive, pode ser difícil dizer porque é que os gatos nos seguem. Mas depois de termos estudado estas criaturas, compilámos as razões pelas quais podem estar a segui-lo e também o quepode fazer numa situação destas.
Porque é que um gato vadio o segue?
Vejamos as razões mais comuns pelas quais um gato vadio não pára de o seguir:
1. alimentos
Uma das razões mais importantes pelas quais um gato vadio o segue é porque pode estar com fome e espera que o alimente. Se gosta de alimentar um gato, seja ele seu ou não, ele virá sempre à sua volta quando o vir. Voltará para si com a esperança de obter mais comida.
É preciso ter em conta que o facto de um gato o seguir sempre para pedir comida não significa que não esteja a ser alimentado noutro sítio. Toda a vizinhança pode alimentar um único gato. Por isso, se vir um gato com uma coleira e uma etiqueta ou com um aspecto saudável, não o alimente quando ele o segue. Leve-o antes a uma clínica.
A maioria destes gatos adultos tem uma casa e está sempre bem alimentada. Alguns gatos podem também seguir dietas específicas, pelo que alimentá-los com qualquer tipo de comida pode ser bastante prejudicial.
2. curiosidade
Apesar de muito calmos, os gatos são animais curiosos com olhos atentos. Um gato vadio pode estar a segui-lo porque tem curiosidade em saber para onde vai. Os gatos têm naturalmente uma natureza intrometida, mas algumas raças podem ser mais curiosas do que outras.
É natural que os gatos da comunidade queiram explorar o que consideram ser o seu território. Os gatos da sua vizinhança podem naturalmente segui-lo até casa para saber mais sobre o local onde vive e o que faz lá. Se for este o caso, não tem nada a temer; o gato quer ver o que está a fazer.
Veja também: Sonho sobre o fim do mundo (Significados espirituais & Interpretação)Se um gato o seguir até à sua vizinhança mas voltar para trás porque se distraiu com outras pessoas ou coisas, é provável que esteja apenas a tentar descobrir o que está a fazer.
3. necessidade de abrigo
Se notar que um gato vadio o segue, pode ser porque precisa de abrigo. Pode precisar de um lugar para ficar porque já não consegue encontrar o caminho de volta para casa ou devido ao mau tempo. Um gato vadio também pode segui-lo para se abrigar porque está fechado fora de casa enquanto o dono viaja ou trabalha.
Os gatos vadios podem segui-lo porque precisam de um lar permanente. Naturalmente, os gatos vadios seguem-no porque sabem que os humanos são uma fonte de alimento e abrigo. Segui-lo-ão e quererão entrar em sua casa se lhes der uma resposta positiva.
4. atenção
Por vezes, os gatos seguem-no até casa porque querem toda a atenção que puderem obter de si.
Os gatos adequadamente socializados, como os gatinhos, são sempre muito amigáveis com estranhos, com as suas famílias e com qualquer pessoa que lhes ofereça a atenção de que necessitam. Além disso, algumas raças de gatos são naturalmente mais sociáveis do que outras, pelo que quererão sempre passar algum tempo.
Estes gatos preferem a atenção à comida e farão tudo para a obter. Por isso, dar-lhes atenção fará com que voltem sempre e o sigam quando quiserem mais. Mesmo que note que um gato é de uma casa bem alimentada, porque parece saudável e tem uma coleira e uma etiqueta, dê-lhe mais atenção.
O que se pode fazer quando um gato vadio nos segue?
O seguinte será útil se um gato vadio o seguir:
1. cuidados a ter
Se é um amante de gatos, pode sentir-se tentado a acolher um gato vadio. E se despreza os gatos, quer fazer tudo o que for possível para os afastar. Se pertence a este último grupo, não faça nada de engraçado. Informe-se sobre o gatinho; devolva-o gentilmente.
Deve gostar de gatos? Não parta do princípio de que tudo o que um gato vadio precisa é de comida e comece a dar-lhe comida. Comece por verificar se o gato é saudável e se tem uma coleira e uma etiqueta. A maioria destes gatos tem um lar e pode desenvolver problemas de saúde se comer em excesso.
Por outro lado, se um gato vadio o seguir até casa e se reparar que parece angustiado, mal nutrido e doente, pode decidir oferecer-lhe um abrigo no exterior da sua casa ou no seu quintal e, ao mesmo tempo, disponibilizar-lhe comida.
2. levar a um veterinário
Além disso, verifique se já deu provas de bondade e generosidade para com este tipo de gatos, porque a maior parte dos gatinhos não entra em sua casa de um momento para o outro, pois é preciso muito tempo para criar um nível de confiança neles.
Depois de estabelecer essa confiança, leve o gato a um veterinário para um exame geral de saúde e certifique-se de que o gato não tem qualquer microchip.
3. devolver ao seu proprietário
Se o gato tiver um microchip, tente reuni-lo com o seu dono. Pode consultar as redes sociais ou os veterinários locais para verificar se o gato está a ser anunciado como desaparecido em algum lado.
Se o gato não estiver desaparecido e não tiver um microchip, pode pensar em ficar com ele.
Pode também utilizar o Facebook como meio fácil de encontrar o dono. Certifique-se de que leva o cão de volta ao dono para que não sofra de ansiedade de separação.
4. adoptar
A maior parte dos gatos vadios que o seguem querem que os adopte. Seguem-no com a intenção de os adoptar. Se não os quiser adoptar, pode contactar o abrigo local e pedir-lhes ajuda.
Se decidiu ficar com o gato, fale com um veterinário para saber se ele precisa de uma vacina específica ou de injecções para a leucemia felina, pulgas ou outros problemas de saúde que possa ter apanhado, o que pode ser dispendioso, dependendo da situação.
Outras coisas a fazer se um gato vadio o seguir
Além disso, não tente levar todos os gatos que o seguem até casa a um veterinário, pois isso pode causar-lhes muito pânico e angústia. Em vez disso, dedique algum tempo a criar o nível de confiança necessário. Se perceber que o gato está relutante em entrar em sua casa, crie um abrigo quente e seguro para ele na sua casa.
Se não é um grande fã de felinos mas repara que um gato vadio o está a seguir, o melhor que tem a fazer é ignorá-lo e continuar a andar. Quando o gato se aperceber que lhe está a prestar pouca ou nenhuma atenção, voltará para trás. Continue a andar até ele o deixar em paz.
Se estiver longe de casa, o melhor que pode fazer é dar comida ao gato se ele parecer ter fome. Mas, se estiver perto de casa mas não quiser que o gato ande à sua volta, então ignore-o completamente e não lhe dê comida. Ignorar o gato pode ser a melhor opção nesta situação.
Conclusão
Há muitos factores que contribuem para que um gato o siga. Se reparar que um gato vadio o segue, não entre em pânico, pois não é invulgar. Tem a liberdade de o levar para casa para o alimentar e abrigar ou de o ignorar completamente.
Para além disso, o facto de um gato seguir a sua casa não significa que não tenha já uma família carinhosa e amorosa. Quer seja homem ou mulher, os gatos de estimação ou os gatos vadios podem ser o seu espírito animal, actuando como o seu guia espiritual enviado pelo seu anjo da guarda para lhe transmitir uma mensagem. Embora muitas pessoas acreditem que os gatos vadios têm um fundo espiritual, outras acreditam que são apenasanimais.