Índice
Quando olhamos mais de perto para o mundo animal, cada ser tem a sua forma de se comportar, reagir e resolver problemas, que podemos aplicar à nossa existência. Por isso, os animais têm fortes significados espirituais para nós humanos, e um dos animais mais populares no reino espiritual é a coruja.
Ao longo da história humana registada, os nossos antepassados utilizaram as corujas para representar coisas diferentes e, por vezes, até opostas, razão pela qual o seu simbolismo difere tanto nas diferentes culturas.
Simbolismo da coruja em diferentes culturas
A coruja foi utilizada pela primeira vez como símbolo no antigo Egipto, onde era principalmente associada à morte e ao luto.
Na mitologia grega, a deusa Atena, a deusa da sabedoria, da guerra e do artesanato, era geralmente representada com uma coruja ao ombro, e foi assim que as corujas se tornaram um símbolo de sabedoria, conhecimento, intuição e discernimento.
Veja também: Sonho sobre fezes (Significados Espirituais & Interpretação)Na Roma antiga, a deusa Minerva, a contraparte romana da Atena grega, tinha a coruja como sua criatura sagrada.
Por último, nas tribos nativas americanas, as corujas estavam ligadas ao bem e ao mal. Em certas tribos, as corujas estavam ligadas à morte, à magia negra, aos fantasmas maléficos e às almas, enquanto outras as respeitavam, consideravam-nas guardiãs e usavam penas de coruja, pois acreditavam que lhes dava visão nocturna e a capacidade de se moverem silenciosamente.
Quando olhamos mais de perto para o mundo animal, cada ser tem a sua forma de se comportar, reagir e resolver problemas, que podemos aplicar à nossa existência. Por isso, os animais têm fortes significados espirituais para nós humanos, e um dos animais mais populares no reino espiritual é a coruja.
Veja também: Sonhar que não consegue abrir os olhos (Significados Espirituais & Interpretação)Ao longo da história humana registada, os nossos antepassados utilizaram as corujas para representar coisas diferentes e, por vezes, até opostas, razão pela qual o seu simbolismo difere tanto nas diferentes culturas.
O que significa quando uma coruja cruza o seu caminho?
Mencionamos todos estes simbolismos e significados porque persistem até hoje, e é importante conhecê-los para decifrar o que significa quando uma coruja cruza o seu caminho.
Se encontrar uma coruja-das-torres ou uma coruja-das-neves em algum momento da sua vida, provavelmente perguntará a si mesmo se esse encontro teve algum significado, e é aí que este artigo será útil.
1. confie no seu instinto
As corujas conseguem ver e deslocar-se quase sem esforço, mesmo nas noites mais escuras, devido à sua visão nocturna. O que está escondido e é impossível de ver no escuro é claro como o dia para a coruja.
Se uma coruja cruzar o seu caminho, e especialmente se olhar para si enquanto o faz, significa que há algo que já devia ter reparado, mas que ainda está a usar o engano e a escuridão para se manter a descoberto.
Esse "algo" pode ser a sua relação de longo prazo ou alguma situação no seu trabalho em que está constantemente convencido de que não deve confiar nos seus sentimentos ou que certas preocupações que tem só existem porque é paranóico.
Não confiar no seu instinto pode ser muito prejudicial para o seu desenvolvimento pessoal.
Se algo assim lhe acontecer, é um lembrete óbvio de que deve ter fé nas suas observações e intuição em relação a pessoas ou situações, uma vez que as suas (primeiras) impressões sobre elas são frequentemente correctas.
2. enfrentar os seus medos
As corujas, e em especial os seus olhos, são um símbolo bem conhecido da percepção e do discernimento, razão pela qual um encontro com uma coruja, por exemplo, o facto de ela cruzar o seu caminho, pode por vezes significar que se encontra num período em que precisa realmente dos olhos de uma coruja para ver o seu estado interior, porque está confrontado com o seu lado mau e assustador.
Este encontro com a coruja é um convite para ser brutalmente honesto sobre o que o impede de avançar, seja um mau hábito ou uma falsa crença que mantém há demasiado tempo.
A lição é clara: há algo em nós de que temos medo e que continuamos a evitar. Mas enfrentá-lo pode dar-nos a coragem para enfrentar os nossos medos e ultrapassar crenças e comportamentos limitadores.
3. continuar a ser independente
As corujas são criaturas solitárias e independentes que não precisam da ajuda de ninguém para sobreviver no duro mundo animal. Elas têm a sua própria maneira de fazer as coisas, e está claramente a funcionar para elas.
Se uma coruja cruzar o seu caminho, pode ser um sinal de que é uma pessoa que se envolve frequentemente em conflitos, precisamente devido à sua personalidade de espírito livre.
É conhecido por ser independente e por nunca permitir que ninguém use a sua autoridade sobre si, especialmente para o obrigar a fazer coisas que não deve. Tem de se manter fiel a si próprio, mas ao mesmo tempo deixar que as pessoas com quem tem desavenças o vejam de uma forma diferente. Só assim poderão compreender o tipo de pessoa que realmente é.
4. descobrirá algo grande
As corujas são animais que sempre estiveram ligados a mistérios devido ao facto de serem criaturas nocturnas que a maioria das pessoas raramente vê na vida real. A sua aparência intrigante e, especialmente, os seus olhos também fazem parte do enigma.
O facto de se cruzar com uma coruja pode significar que vai descobrir um grande segredo ou resolver um mistério num futuro próximo.
No entanto, depois de ler isto, pode pensar que a sua vida é aborrecida ou sem acontecimentos e não perceber onde está o enigma a descodificar. Mas isso é apenas o que sabe. O que não sabemos é sempre muito maior.
Além disso, é preciso ter em conta que um encontro com uma coruja é uma situação em que poucas pessoas se encontram.
5. é um prazer para si
Apesar de não serem tão rápidas nem parecerem tão intimidantes como as águias, as corujas são predadores de topo conhecidos por serem bastante bem sucedidos na captura das suas presas. Por esta razão, cruzar-se com uma coruja pode ser um símbolo de sucesso e boa sorte.
O que constitui exactamente o sucesso e a boa sorte é relativo e muda de pessoa para pessoa. No entanto, não se surpreenda se as coisas que o farão feliz começarem a acontecer-lhe. O encontro com a coruja foi um presságio disso mesmo.
6. é altura de mudar
Devido ao facto de as corujas serem consideradas mensageiras da má sorte e da morte pelos antigos egípcios e pelos nativos americanos, muitas pessoas assustam-se quando uma coruja cruza o seu caminho.
A morte é apenas uma transformação da matéria ou da energia de um estado para outro, pelo que a morte de uma coisa é o início de outra.
Infelizmente, é muito frequente as pessoas terem medo de mudanças na vida e continuarem com o que já sabem, porque assumem que a sua forma de fazer as coisas tem a menor probabilidade de algo correr mal.
Se uma coruja cruzar o seu caminho, isso pode significar que mudanças importantes devem acontecer na sua vida. Por isso, não fuja dela.
Talvez esta seja uma boa altura para deixar uma relação, mudar de emprego de que não gosta, mudar de carreira ou fazer outra mudança drástica nas suas circunstâncias de vida. Estes passos ou outros semelhantes podem parecer assustadores no início, mas não se arrependerá deles a longo prazo.
7. algo está a acontecer abaixo da superfície
A coruja voa quase silenciosamente, o que é uma das suas capacidades que a torna uma caçadora excepcional. Por isso, se por acaso uma coruja "cruzou" o seu caminho, viu-a a bater as asas mas sem produzir qualquer som, e provavelmente perguntou-se como é que ela o fazia.
Precisamente por isso, encontrar uma coruja pode também simbolizar que algo está a acontecer na sua vida abaixo da superfície que simplesmente não consegue ver ou compreender.
Também é possível que sinta que não há saída para a sua realidade actual, uma vez que, por muito positivo que seja e por muito que tente mudar, continua a sentir que não está a fazer qualquer progresso.
Independentemente de qual destas situações ou de situações semelhantes se aplique a si, é vital que se faça um esforço para ver se realmente "nada" está a acontecer ou se apenas você não está consciente dos acontecimentos que se desenrolam.
8. talvez a coruja seja o seu espírito animal
Quando pensamos numa coruja a cruzar o nosso caminho, pensamos sobretudo em acontecimentos que aconteceram ou podem acontecer nas nossas vidas.
No entanto, este tipo de situação não tem necessariamente de transmitir uma mensagem relativa a um acontecimento específico. Também é possível que a coruja seja o seu espírito animal e que este encontro tenha sido apenas um sinal para ter isso em conta.
As pessoas com espírito de coruja são geralmente sábias, independentes e intuitivas. Talvez você também o seja!
Conclusão
Chegámos ao fim do artigo sobre o significado de uma coruja que cruza o caminho de alguém.
Confiar na sua intuição, manter-se fiel à sua natureza independente, mas também olhar para dentro de si e enfrentar os seus medos são os primeiros significados a que deve prestar atenção, precisamente devido ao simbolismo geral da coruja.
Além disso, não se surpreenda se descobrir algo enorme e importante ou se a sorte começar a favorecê-lo.
E, por último, saibam que, por vezes, é altura de mudar e que nem sempre estamos conscientes de todos os acontecimentos que se desenrolam à nossa volta ou mesmo à nossa frente.
Se tiveres alguma coisa a acrescentar ou a perguntar, estás à vontade para o fazer nos comentários!