Índice
Se a oração é o acto supremo de muitas práticas espirituais, porque é que muitas pessoas bocejam enquanto rezam? O que significa bocejar quando se reza?
Poucas coisas são tão comuns como o bocejo. Os seres humanos e outros vertebrados praticam este acto ainda no útero.
Bocejar pode ser entendido como um acto de rudeza e comportamento grosseiro porque mostra que a pessoa está aborrecida e desinteressada, mas muitas pessoas ficariam surpreendidas se soubessem que, de uma perspectiva espiritual, bocejar durante a oração é um gesto que pode ter vários significados.
Continue a ler para saber mais sobre as várias crenças e interpretações do bocejo durante a oração.
O significado espiritual de bocejar durante a oração
No contexto espiritual, o bocejo pode estar directamente associado às energias que nos rodeiam, energias positivas ou negativas que podem estar a tentar entrar no nosso corpo, dentro do nosso corpo, ou apenas suficientemente perto para influenciar a nossa espiritualidade.
1. convidar energia positiva e orientação espiritual
Ao abrir a boca para inspirar e expirar durante o bocejo, está também a abrir o seu corpo para receber energia positiva e orientação espiritual, criando também uma sensação de bem-estar.
Estes podem ajudá-lo a concentrar-se nas suas orações e guiá-lo na sua jornada espiritual. Bocejar durante a oração também pode ajudar a abrir caminho para uma existência mais consciente.
2. cansaço e stress
Fisiologicamente falando, as pessoas bocejam quando estão cansadas, com sono, com fome ou expostas a factores de stress. Quando rezam nestas circunstâncias, o bocejo pode ser um mecanismo que proporciona alívio do stress e da tensão.
Ao respirar profundamente durante os bocejos, a boca abre-se e a entrada de maiores quantidades de oxigénio também pode ajudar a limpar os pulmões, ao mesmo tempo que liberta dióxido de carbono e vibrações negativas ao expirar. Eventualmente, encontrar-se-á num estado de vigília para se poder concentrar mais na oração e na meditação.
Além disso, já deve ter reparado que, quando está muito concentrado a rezar ou a meditar, tem tendência a bocejar mais vezes, pois o seu cérebro precisa de mais energia para se concentrar.
A palavra hebraica para espírito é "Nishama", que é também a palavra para "respiração". Os hebreus acreditavam que bocejar durante a oração relaxa o espírito.
3. incerteza ou desconforto
O significado espiritual de bocejar durante a oração é uma prática comum que muitas pessoas acreditam demonstrar ansiedade, desconforto e menos auto-confiança. Bocejar constantemente durante a oração pode indicar o estado espiritual de uma pessoa, que pode estar cheio de preocupações e incertezas.
Pode significar que o estado espiritual da pessoa que boceja pode estar cheio de dúvidas ou incertezas. Quando se sentir assim, tente passar mais tempo com a natureza e respirar as vibrações e energias positivas.
4. receber a energia divina
Bocejar durante a oração também pode significar receber energia divina. Ao fechar os olhos e inclinar a cabeça em oração, o bocejo manifesta a energia de Deus ou do Ser Espiritual a quem se reza.
Isto significa a forte ligação entre si e a sua Divindade e a resposta às suas petições e orações. Bocejar durante a oração pode ser um sinal de que as suas orações estão a ser atendidas.
Se os bocejos desaparecerem depois da oração, isso pode confirmar que as vibrações negativas e as más energias foram eliminadas com a oração.
5. libertação de energia negativa
Por vezes, bocejar durante a oração pode significar a libertação de energia negativa ao expirar.
Embora a oração seja uma ferramenta poderosa para o esclarecimento espiritual e o desenvolvimento pessoal, a mente pode divagar durante a oração. Com o bocejo, liberta a negatividade e mantém-se sintonizado com a sua tarefa divina, para que possa avançar sem qualquer bagagem do passado a puxá-lo para baixo.
Quando sentir que está a ser sobrecarregado pela negatividade dentro de si e à sua volta, a prática recomendada é bocejar para libertar toda a energia negativa e sentir-se mais leve e calmo.
6. sinal de receptividade positiva
Outro significado espiritual do bocejo durante a oração pode ser a sua vontade e paixão por algo novo, incluindo novas ideias e experiências. Pode mostrar a sua abertura e vontade de tentar algo que nunca tentou fazer antes.
7. humildade
A humildade é uma virtude que se pratica com a oração. Algumas pessoas acreditam que bocejar durante a oração simboliza a humildade perante Deus. De facto, foi relatado que as pessoas que bocejam durante a oração têm mais probabilidades de ter níveis mais elevados de espiritualidade em comparação com as que não bocejam tanto.
8. aborrecimento
O bocejo pode indicar o estado de ansiedade de uma pessoa, mas também pode significar aborrecimento ou falta de interesse pelo que está a acontecer.
Se continua a bocejar enquanto está com o seu parceiro, apesar de não estar com sono ou cansado, pode ser que se sinta aborrecido porque a sua relação já não é tão excitante como antes.
O bocejo pode ser a forma de o seu espírito enviar sinais de que já não se sente satisfeito e completo com a relação. Ouvir este despertar espiritual pode ajudá-lo a ver a situação de uma perspectiva diferente e a tomar as medidas adequadas para resolver a situação.
Veja também: Sonho sobre estar num barco (Significados espirituais & Interpretação)9. deixar ir e deixar Deus
Na comunidade espiritual, acredita-se que o bocejo simboliza o desprendimento e a entrega das rédeas a Deus, que pode dar-nos o descanso e o alívio divinos.
Bocejar durante a oração pode significar colocar a sua confiança absoluta em Deus quando se encontra em situações demasiado difíceis e complicadas de resolver.
Deixar ir e confiar os seus problemas e preocupações ao Bom Deus pode ser libertador e pode dar-lhe paz de espírito.
Veja também: O que significa encontrar um níquel (5 significados espirituais)10. energia negativa
Se bocejar mais do que o necessário à frente da mesma pessoa - um familiar, amigo, colega de trabalho, etc. - pode significar que essa pessoa lhe está a roubar alguma da sua energia.
Bocejar dezenas de vezes também pode significar que a pessoa pode ter energias negativas suficientemente fortes para o afectar e influenciar a sua espiritualidade. Manter a distância da pessoa ou realizar um ritual de purificação espiritual pode ajudar a parar as energias negativas e o bocejo constante.
11. falta de oxigénio
Johan de Gorter (1755) descreveu o bocejo como um acelerador do fluxo sanguíneo para a oxigenação cerebral, o que supostamente melhoraria a oxigenação do cérebro, em resposta à anemia cerebral. No entanto, a ciência moderna estabeleceu a inexactidão desta hipótese. Não se verificou qualquer inibição na frequência respiratória dos sujeitos do estudo.
Uma das teorias formuladas por Hipócrates (1595) indicava que "o vento é a causa de todas as doenças", pois observava que "o bocejo contínuo dos apoplécticos prova que o ar é a causa das apoplexias".
12. perigo iminente
Algumas pessoas bocejam quando os seus instintos lhes dizem que estão numa situação perigosa, o que também acontece quando se está sob muito stress.
Ao escutar este sinal espiritual, será capaz de adoptar uma abordagem racional ao perigo potencial ou à situação stressante que possa estar a enfrentar, de modo a estar devidamente preparado.
13. stress durante a oração
Em vez de ser um momento de comunhão com Deus, algumas pessoas podem encarar a oração como uma obrigação e não como uma necessidade. Assim, fazer longas orações e ler os Salmos, e concentrar-se no que está a ser dito, pode ser mentalmente desgastante para elas.
Quando não se está tão receptivo ao que se está a fazer, pode ser duplamente exigente e requerer mais esforço para se concentrar. O cérebro responde libertando o neurotransmissor dopamina, que pode ajudar a aumentar a motivação e a concentração. Também pode estimular a libertação de oxitocina, que pode ajudar a reduzir a ansiedade.
14. distracção
Enquanto reza ou medita, a pessoa está normalmente num estado de relaxamento. Durante este tempo, o corpo e o espírito estão vulneráveis a serem tentados por espíritos malignos. Quando a pessoa começa a bocejar repetidamente, há uma distracção da oração e da adoração. Estar consciente do que está a acontecer pode causar ainda mais ansiedade e medo de possessão, desencadeando assim mais bocejos.
Nos países árabes, o Islão considera o bocejo como um sinal da entrada de Satanás no corpo e o espirro como um sinal da sua saída do corpo, como resultado de um estudo efectuado por Pierre Saintyves em 1921.
15. batalha de energias
Quando reza, está a tentar concentrar a sua energia e consciência em Deus, mas contra este fluxo ascendente está a energia que está a ser atraída para baixo no seu corpo e consciência. Este constante braço-de-ferro pode ser física e mentalmente desgastante e pode fazer com que se sinta sonolento e boceje.
Respirar fundo enquanto boceja pode ajudar a manter o sistema nervoso equilibrado e calmo, para que fique mais centrado e concentrado enquanto reza ou medita. Também pode aumentar a sua atenção e clareza mental.
16. crenças religiosas
Durante o tempo do Papa Gregório (por volta de 590 d.C.), uma epidemia de peste bubónica grassava na Europa e as pessoas desenvolveram o hábito de fazer o sinal da cruz em frente à boca enquanto bocejavam, porque acreditavam que o bocejo era fatal. Dizia-se que quando os homens morriam subitamente de um bubão que se desenvolvia nas virilhas, as suas almas deixavam os seus corpos quando espirravam ou bocejavam.
Na Áustria, uma pessoa mais velha faz o sinal da cruz sobre um bebé que boceja para evitar que a doença e a má sorte entrem pela boca.
Os marroquinos colocam uma mão sobre a boca aberta, com medo que Satanás entre e possua o corpo, e acreditam que Satanás urinará nas suas bocas abertas.
Na Índia, acredita-se que os espíritos (designados por "bhuts") entram no corpo através da boca, o que torna o bocejo perigoso. Além disso, as culturas indianas acreditam que a alma pode escapar durante o bocejo, pelo que é prática comum colocar uma mão à frente da boca e dizer "Narayan!" (que significa "Bom Deus!).
Na civilização maia antiga, acreditava-se que o bocejo reflectia os desejos sexuais subconscientes de uma pessoa. W. Seuntjens criou uma máxima segundo a qual o significado semântico e etimológico da "síndrome do bocejo esticado" é "desejo e "anseio por".
O que levar
De facto, o bocejo não é apenas uma função fisiológica do corpo, mas pode também ter um significado espiritual e estar ancorado em numerosas superstições, bem como em várias crenças e práticas culturais.
Para ajudar a determinar o significado espiritual do seu bocejo, pense no que está a passar na sua vida neste momento. O que está a ocupar a sua mente e o seu espírito - as suas relações, o seu trabalho, o seu desenvolvimento espiritual, etc.?
Analisar o que desencadeia os seus bocejos pode ajudar a dar respostas ao que está a afectar a sua espiritualidade neste preciso momento da sua vida.